
Biologia
Esse resumo serve como uma ajuda a ter base do que precisa ser estudado, portanto, ele não exclui o fato de que você deve estudar os tópicos separadamente por um livro. Ele serve para revisão, portanto, está com os fatos que considero mais importante
Evolução:
-
Adaptação: capacidade de sobreviver e reproduzir ex: urso polar protege filhote até 3 anos, ou seja, adaptação comportamental . obs: comportamental é aquela que ajuda um organismo a fortalecer a sua capacidade de sobrevivência ou reprodução
​
2.Origem da adaptação:
-
Criacionismo ou fixismo: vida não evolui
-
Evolucionismo ou transformismo: vida se transforma
​
3. Evolução: Processo de transformação que ocorreram nas populações de seres vivos ao longo do tempo.
4. Evidências da evolução:
-
Fósseis: São restos ou vestígios de seres vivos que viveram em épocas pré-históricas
vestígio: alguma lembrança do ser vivo, resto de partes não decomposta de um ser vivo
-
Semelhança e parentescos: HOMEM X CHIMPANZÉ
*Anatomia comparada
*Embriologia comparada
*Bioquímica comparada ( moléculas , aminoácidos , proteínas , DNA -> 99% de semelhança)
obs: Alguns animais de uma espécie qualquer foram evoluindo e dando origem ao homem ou ao chimpanzé através de um ancestral comum, desta forma, não é correto falar que o homem descende do chimpanzé.
​
Quando maior forem as semelhanças anatômicas, embrionárias e bioquímicas entre as espécies maior será o parentesco evolutivo entre elas.
Ordem dos cordados: Peixes -> Anfíbios -> Répteis -> aves e mamíferos
*Aves não são consideradas os novos dinossauros
-
​​Órgãos Vestigiais:
São órgãos que estão atrofiados em algumas espécies, mas desenvolvidos em outras
A- )Apêndice: tem função digestiva no cavalo e no coelho, apesar de não servir mais para o humano
B-) Cóccix: Resquício de calda
C-) Dente do siso
D-) Membrana nictitante: Membrana que protege o olho da poeira das aves e cavalos
​
obs : Árvore Filogenética
​
*A é mais antigo e F é mais recente
*Os ancestrais estão entre A e B , no ponto vermelho, assim como, BC, CD, DE, EF.
​
​
Teorias Evolutivas:
A-) Lamarckismo:
-
Lei do Uso e desuso - quando mais você usa uma parte do corpo, mais ele evolui.
-
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos (falta na teoria, nem tudo é transmitido. Por exemplo: se alguém fica cego durante a vida , o filho não adquiri).
obs: Ambiente FORÇA mudanças no organismo para que se adaptem.
​
B-) Darwinismo:
-
Variabilidade genética
-
Seleção natural
-
Adaptação
obs: O ambiente ESCOLHE os indivíduos mais aptos.
Darwin na época não consegue explicar as causa da variabilidade .
Semelhanças entre Lamarck e Darwin é que é necessário adaptação e que o papel do ambiente está presente.
C-) Neodarwinismo ou teoria sintética da evolução
-
Variabilidade : 1. Mutações - qualquer mudança que ocorra no DNA
2. Recombinações gênicas - crossing-over gera variabilidade genética
obs: Para resistir á seleção natural e preservar a espécie.
ex:
​
​
​
ex: Bactérias resistentes aos antibióticos
-
Mutações ao acaso explicam bactérias fortes e fracas -> Seleção Artificial
-
Consequência: necessidade de aumentar a dose, tempo e injetáveis
-
Os antibuióticos selecionam as bactérias que são naturalmente resistentes.Elas são resistentes devido as mutações ao acaso.
Obs: Antibióticos matam bactérias, alguns fungos e alguns protozoários .Porém, não matam vírus.
​
​
Especiação:
Processo de formação de novas espécies O que é Espécie? 1. Semelhantes
2. Cruzam naturalmente
3. Originam descendentes férteis
* A maior especiação foi a deriva continental
​
Etapas:
-
Uma população inicial, origina duas ou mais populações
-
Uma barreira física intransponível isola as populações.( Isolamento geográfico)
-
Mutações, recombinações genicas e seleções naturais distintas vão diferenciando as populações
-
A barreira física desaparece e as populações se encontram
-
Se ocorrerem cruzamentos entre as populações e os descendentes forem férteis, pode ter ocorrido a formação de raças ou subespécies
-
Se não ocorrerem cruzamentos ou os descendentes dos cruzamentos forem estéreis, houve isolamento reprodutivo, o que indica a formação de novas espécies.
​
​
Tipos de isolamento reprodutivo:
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Irradiação adaptativa: (órgãos homólogos)
É quando uma espécie ancestral origina ao longo da evolução outras espécies diferentes, cada uma adaptada ao seu tipo de ambiente.
​
Convergência Adaptativa (órgão análogos)
É quando espécies sem parentesco evolutivo próximo apresentam semelhanças em ambientes parecidos, como resultado de pressões seletivas semelhantes,ou seja, a seleção natural foram parecidas.E não são da mesma família
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Origem da vida
A-) Geração espontânea ou abiogênese
A vida surge da matéria bruta através do princípio ativo vital
ex: receita para fazer moscas , ratos
B-) Biogênese
A vida surge da vida
Essa ideia hoje é bem entendida por todos, entretanto, para refutar a teoria da abiogênese, diversos pesquisadores dedicaram anos de estudo para a compreensão dessa questão. Os estudos mais marcantes realizados para explicar a biogênese foram feitos por Francesco Redi e Pasteur.
​
→ Abiogênese x Biogênese
Para tentar acabar de vez com a ideia da abiogênese, muitos pesquisadores realizaram experiências para tentar explicar a origem da vida. Um dos primeiros experimentos foi realizado por Francesco Redi. Esse pesquisador colocou carne no interior de frascos cobertos com gaze e em frascos descobertos. Com o tempo, larvas surgiram no frasco aberto, mas nada aconteceu no frasco fechado. Redi percebeu a visitação de moscas nos frascos abertos, o que sugeria que provavelmente as larvas eram alguma fase de vida desse animal e não que as larvas surgiam a partir da carne. Esse experimento foi, sem dúvidas, um grande avanço para a aceitação da biogênese.
Com o descobrimento de seres microscópicos, começou-se a considerar novamente a ideia da abiogênese por parte de alguns pesquisadores. Iniciaram-se, então, vários outros estudos para compreender a origem desses seres. Entre esses pesquisadores, destacou-se Louis Pasteur.
O experimento de Pasteur foi feito a partir de um caldo nutritivo em um frasco de vidro. Posteriormente, o gargalo foi esticado (frasco tipo “pescoço de cisne”) e o caldo nutritivo foi fervido para matar todos os micro-organismos. Com o tempo, observou-se que nada surgia no interior do frasco. Entretanto, após a quebra do gargalo, houve a proliferação de micro-organismos. Isso sugeria que no ar existiam micro-organismos que, em contato com o líquido, desenvolviam-se.
A partir desses experimentos, a teoria da abiogênese caiu em descrédito e a biogênese foi aceita pelos cientistas. Entretanto, apesar de sabermos que um ser vivo surge de outro, a biogênese não explica o surgimento do primeiro ser vivo.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Teoria de Oparin:
Em 1950, dois pesquisadores da Universidade de Chicago, Stanley Miller e Harold Urey, desenvolveram um aparelho em que simularam as condições supostas para a Terra primitiva.Inicialmente, obtiveram com o seu experimento pequenas moléculas que, com o passar do tempo, se combinaram formando moléculas mais complexas, inclusive os aminoácidos glicina e alanina. Posteriormente, novas pesquisas obtiveram outros aminoácidos e vários compostos de carbono
​
​
.
Os protobiontes de Oparin receberam diferentes nomes dados pelos cientistas, dependendo de seu conteúdo: microsferas, protocélulas, micelas, lipossomos e coacervados. Estes possuem uma “membrana” dupla, formada por duas camadas lipídicas, à semelhança das membranas celulares.
​
Ampliando a hipótese de Oparin: proteinóides e ribozimas
No começo da década de 1970, o biólogo Sidney Fox aqueceu, a seco, a 60ºC, uma mistura de aminoácidos. Obteve pequenos polipeptídeos, a que ele chamou de proteinóides. A água resultante dessa reação entre aminoácidos evaporou em vistude do aquecimento. Fox quis, com isso, mostrar que pode ter sido possível a união de aminoácidos apenas com uma fonte de energia, no caso o calor, e sem a presença de água. Faltava esclarecer o possível local em que essa união teria ocorrido.
Recentemente, os cientistas levantaram a hipótese de que a síntese de grandes moléculas orgânicas teria ocorrido na superfície das rochas e da argila existente na Terra primitiva.
A argila em particular, teria sido o principal local da síntese. Ela é rica em zinco e ferro, dois metais que costumam atuar como catalisadores em reações químicas. A partir daí, vagarosamente ocorrendo as sínteses, as chuvas se encarregariam de lavar a crosta terrestre e levar as moléculas para os mares, transformando-os no imenso caldo orgânico sugerido por Oparin. Essa descoberta, aliada aos resultados obtidos por Fox, resolveu o problema do local em que possivelmente as sínteses orgânicas teriam ocorrido.
Havia, no entanto, outro problema: as reações químicas ocorrem mais rapidamente na presença de enzimas. Somente a argila, ou os metais nela existentes, não proporcionariam a rapidez necessária para a ocorrência das reações. Atualmente, sugere-se que uma molécula de RNA teria exercido ação enzimática. Além de possuir propriedades internacionais, descobriu-se que o RNA também tem características de enzima, favorecendo a união de aminoácidos.
Assim, sugerem os cientistas, RNAs produzidos na superfície de argilas, no passado, teriam o papel de atuar como enzimas na síntese dos primeiros polipeptídeos. Esses RNAs atuariam como enzimas chamadas ribozimas e sua ação seria auxiliada pelo zinco existente na argila. Outro dado que apóia essa hipótese é o fato de que, colocando moléculas de RNA em tubo de ensaio com nucleotídeos de RNA, ocorre a síntese de mais RNA sem a necessidade de enzimas.
​
Características do 1º ser vivo:
-
Unicelulares
-
Procariontes
-
Anaeróbios
-
Fermentadores
-
Heterótrofos - se alimentavam de coacervados
​
Organelas e Organoides
1. Ribossomos -
-
Faz a síntese de proteínas ( para uso interno)
-
Há em bactérias , animais e vegetais
​
2. Retículo Endoplasmático rugoso ou granuloso ou ergastoplasma
-
Síntese de proteínas ( para uso externo) ex: insulina no pâncreas
-
Há em Animais e vegetais
3. Retículo Endoplasmático liso ou não granuloso
-
Síntese de lipídios ( hormônios esteroides) ex: sexuais
-
Destoxificação ( para metabolizar drogas mais rápido)
-
Há eAnimais e vegetais
obs: O RER E O REL realizam transporte de substâncias
​
4. mitocôndrias:
-
Liberação de energia ( ATP)
-
Respiração celular
-
Há em animais e vegetais
obs: Cianeto ( veneno) entra dentro da mitocôndria e não deixa gerar energia
Nas bactérias há enzimas que conseguem utilizar o O2 e transformar em energia
​
5. Complexo de golgi
-
Secreção celular
-
Armazenamento de substâncias (concentração de substâncias)
-
Há em animais e vegetais
obs: secreção é diferente de excreção . O conteúdo da secreção tem finalidade e o da excreção apenas resíduos
​
6. Peroxissomo
-
Detoxicação
-
2H202 ( água oxigenada) -> 2H2O + O2
​
7. Lisossomo
-
Digestão intracelular
-
Para quando há suicídio celular , pode ser ruim e é chamado de desmolise e o bom que é a regressão da cauda do girino, regressão do útero após a gravidez chamado de apoptose.
-
Há em animais e Vegetais
8. Centríolos (não é membranoso)
-
Formação de cílios e flagelados
-
Divisão celular animal
-
Há em animais e alguns vegetais
​
9. Cloroplastos:
-
Fotossíntese
-
Há em vegetais
obs: cianobactéria não tem cloroplasto, mas tem molécula de clorofila que pega luz
​
10. Grande Vacúolo
-
Armazenamento de substâncias
ex: seringueira armazena o látex dentro
-
Controle osmótico - ganha e perde água por osmose
​
obs:
-
Mitocôndria e cloroplasto possuem o seu próprio DNA
-
Ribossomo e Centríolo são organelas não membranosas
​
Moléculas
​
1. Carboidratos ( Açúcares ou glicídios ou sacarídeos ou terminados em oses)
obs: moléculas no corpo humano -> H2O , sais minerais, ácidos nucleicos (RNA E DNA), lípideos, carboidratos e proteínas.
,moléculas orgânicas ( tem carbono) - carboidratos, ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas
Moléculas inorgânicas ( não tem carbono ) - não tem carbono - H20, sai e CO2 (exceção)
Origem: Fotossíntese
6CO2 + 6H20 -> C6H12O6 + 6O2
​
Função: Fonte de energia , papel estrutural
ex: celulose -> parede celular vegetal
Tipos:
A- Monossacarídeos (Única Molécula) absorve diretamente
Fórmula :
​
​
​
B- Oligossacarídeos : várias moléculas ( união de monossacarídeos) - 2 á 10
Dissacarídeos :
​
​
​
​
​
​
C- Polissacarídeos: União de muitos monossacarídeos (+10)
-
amido: reserva energética vegetal - para momentos de necessidade a planta guarda reservas de glicose armazenadas no amido. ex: batata (caule) , mandioca(raiz)
-
Glicogênio: reserva energética animal. ex: figado e músculos
-
Celulose: Papel estrutural. ex: parede celular vegetal
-
Quitina: papel estrutural, ex : exoesqueleto de artrópodes, parede celular dos fungos
​
2. Lipídeos:
A. glicerídeos : óleos e gorduras
Composição : glicerol + ácidos graxos
( o sistema digestório desmonta a gordura e remonta através dos triglicerídeos)
​
Triglicerídeos : 1 glicerol + 3 ácidos graxos ( usado para acumular energia)
Função: energia, isolante térmico , papel estrutural na membrana plasmática nos fosfolípides
​
B. Esteroides:
Composição: ácidos graxos + colesterol
obs:
*os hormônios esteroides tem a mesma composição e aumenta em 50% a doença no figado e doenças cardiovasculares
*anabolizante aumenta o anabolismo
*70% do colesterol é produzido pelo figado e 30% pela alimentação, é importante para o corpo
​
Função:
-
Hormônios esteroides. ex: sexuais
-
Bile - emulsificador de gordura
-
Membrana plasmática animal
obs.: vegetais não produzem colesterol, ergosterol é a molécula que substitui o colesterol nas plantas, ele acumula na pele e ao entrar em contato com o sol transforma em vitamina D.
Os problemas cardiovasculares são causados pelo excesso de colesterol no copo em relação a alimentação
​
​
LDL : colesterol ruim.
*do figado e do intestino para o corpo , se espalha em excesso acaba entupindo as veias
* Sedentarismo, estresse, cigarro e má alimentação
HDL: colesterol bom.
*retira o excesso de colesterol do corpo e leva para o figado
*Alimentação equilibrada ( omega 6,3), atividade física
​
C. cerideos
ex: ceras
cutícula da folha evita o ressecamento, casca de frutas evitando a perda de água facilmente.
​
Proteínas:
Função : Estrutural
Composição : São formadas por aminoácidos
​
Aminoácidos naturais : produzidos pelo organismo
Aminoácidos essências : adquiridos pela alimentação
​
​
​
​
​
​
​
​
​
obs: dois aminoácidos se unindo formam uma ligação peptídica
2 aminoácidos - dipeptídeo
3 aminoácidos - tripetídeo
vários aminoácidos (+10) - polipeptídeo
para aminoácidos serem iguais precisam :
-
Ter o mesmo número de aminoácidos
-
Ter o mesmo tipo de aminoácidos
-
Mesma ordem de aminoácidos
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​













